quinta-feira, maio 07, 2009

Quando o João Ralha Cardoso foi à oral subir um 16

O Carlos Carvalho contou-nos este episódio que se passou com o João Ralha Cardoso, no nosso primeiro ano de curso:
"O João teve 16 na prova escrita a Introdução ao Direito, do Fernando Ruivo. Para o João, 16 tinha sabor a negativa. Pediu-me para ir com ele falar com o professor para tentar subir a nota.
O doutor Fernando RuivoFoi aqui que o Fernando Ruivo disse que a nota mais alta que ele daria na oral seria 18, i.e., o João teria que suar muito para ficar com 17. A nota final seria a média da escrita e da oral.
Eu aproveitei a onda e também fui subir a nota.
Após a minha oral, o Fernando Ruivo permitiu-me assistir à oral do João.
Depois de algumas perguntas de algibeira de Direito Civil, o Fernando Ruivo puxa de um calhamaço de Sociologia Jurídica do Max Weber, explicita o título do livro em alemão e pergunta ao João se conhecia a obra, pois iria fazer as perguntas seguintes com base na teoria do Weber.
É aí que o João lhe pergunta qual o ano da edição do livro pois parece que, uns anos mais tarde, o Max Weber tinha alterado algumas das suas posições em posterior edição. O Fernando Ruivo tinha a edição mais antiga. Na sequência, perguntou ao João em que área o autor tinha alterado a sua tese. O João referiu na altura os temas que o autor tinha alterado.
Resultado: O Fernando Ruivo serviu-lhe um 20 na oral e o João ficou com 18 a Introdução ao Direito.
Segundo a minha memória o João, nas 6 cadeiras do 1º ano, foi presenteado com 2 Dezanoves e 4 Dezoitos.
Carlos Carvalho"

Sem comentários:

Enviar um comentário